segunda-feira, 30 de março de 2015

Atriz / Turismóloga

Das ironias da vida: me deram parabéns pelo DIA DO ATOR, eu fiz texto e fui criticada. "Você não é atriz!", me disseram. De fato, ainda nem me sinto uma atriz direito, não sou boa, ainda não tenho bagagem suficiente, mas teatro ainda é uma coisa que me encanta. meu texto foi mais para parabenizar quem realmente é do que para me vangloriar de alguma coisa.
Me deram parabéns pelo DIA DO TURISMO/TURISMOLOGO. tenho bagagem nisso, apesar de todos os dias aprender coisas novas, mas não me orgulho do que sou. Não tenho o emprego dos sonhos (como os leigos pensam), nem falo todas as línguas do mundo, não viajo o mundo é não sou o atlas, então não adianta me pedir uma ajudinha sobre qualquer destino, porque eu não vou poder te ajudar, infelizmente!
Ao contrário do que muitos imaginam, minha faculdade não me prepara para ter todo esse conhecimento. O mercado de trabalho vai me forçar a saber sobre alguns destinos (os mais vendidos! Ou, se for algo mais focado, de uma região específica).
Eu mesma, aprendi sobre o alfabeto fonético e as siglas de alguns aeroportos (a empresa só fazia voos nacionais) através de provinhas e decoreba, sobre cruzeiros, seguro e aluguel de carro (que eu já esqueci quase tudo, porque não trabalho mais com esse produto) na marra, com um cliente na minha frente, querendo suporte de um agente de viagens, e sobre alguns destinos devido ao segmento da empresa (o carro chefe era Buenos Aires mas atendia as solicitações do mundo inteiro, depois eram feiras na China, e agora América do Norte), mas não sou de gravar nomes de hotéis, nem qual categoria é, então posso dizer que o Google é um grande companheiro de trabalho: sabendo usá-lo, sem preguiça (ou "vista cansada", como já escutei isso de desculpa, e quase disse que era "neurônio cansado" o mal da pessoa), ele te ajuda muito! E mesmo assim, as vezes é necessário ter conhecimento em ciência forense para descobrir que, depois de vc pegar uma solicitação torta de um vendedor folgado, deixar tudo arrumado e conferido 10x, tem tanta gente envolvida no processo, que até chegar na mão do cliente final, alguém "cagou na ponta ", mas é você quem vai escutar merda do vendedor.
Então, parabéns para quem ainda acredita na profissão, e consegue fazê-la com o coração. Eu faço o que tem que ser feito, mas mais mecanicamente, com o coração bem cansado de tentar dar jeito nas coisas. Já fui muito revolucionária querendo melhorar processos, sugerir coisas novas e tals, mas depois de 11anos de turismo, a gente entende que nadar contra a maré é cansativo e não ajude nem a nós mesmos.
Agora, se alguém quiser saber se eu tenho orgulho de ser TURISMOLOGA, eu prefiro nem responder. Uma porque eu vou ter que explicar o que é esse palavrão, e outra porque eu serei grossa ao te responder que "não, eu não sei o valor de todas as passagens aéreas de todas as companhias do mundo" pra saber qual é mais barata para o destino que vc escolher, e também não consigo desconto pra vcs. Ah, e não quero te ajudar a montar um pacote, porque já faço isso o dia inteiro e não sou comissionada por isso. Quem recebe comissão é a pessoa que tem preguiça de olhar no Google e pede pra e dar a resposta pronta (não generalizando, porque graças a Deus existe gente que é vendedor de verdade e se esforça pelos seus clientes).
E se eu pudesse dizer uma coisa pro cara que criou a primeira agência de turismo, eu diria: ei, Thomas Cook! Vá Thomas no Cook

Nenhum comentário:

Postar um comentário