segunda-feira, 30 de março de 2015

10 de dezembro de 2014

Antes que me chamem de louca, só vou dizer que "ainda não!". Então puxe uma cadeira, conecte o carregador e leia até o final.
E pra quem quiser dizer que eu não deveria comemorar o Dia de hoje porque eu tenho menos experiência, problema seu, porque eu tô pouco me lixando.
Hoje, como poucos sabem, é comemorado o Dia do palhaço! Então é meu dia também é "eu quero um abraço!". Isso explica o video no instagram.
Essa não é a maquiagem usual da minha PEPPERINA (minha palhaça tem esse nome, mas quem me conhece assim ama mais de Chapolina, que nem na recreação). Eu estou assim porque eu lembrei que, quando eu era criança e ainda tinha medo de palhaço, eu tinha uma caixa de maquiagem e imagino que eu deva ter feito algo tipo isso, porque minha mãe estava limpando a casa, olhou pra mim é falou "vc ta parecendo uma palhaça!". Então cuidado com o que vcs dizem para as crianças, isso pode se tornar uma verdade.
Depois de um tempo eu tive contato com essa área, deixei de ter medo e gostei mesmo disso, e ganhei dois narizes de uma pessoa muito especial (e que eu desejo toda felicidade do mundo, sério!). Os narizes até já estragaram e esse é o meu terceiro nariz.
Desde o primeiro nariz pra cá, aconteceu muita coisa e eu ainda não consegui fugir com o circo. Minha mãe deve ter medo até hoje de eu "perder o trevo (errar o caminho) e sair por ai".
Fazia mais de um ano que eu não vestia essa minha pequena máscara. Vesti outras, com o papel de protesto (e que o povo acha que é só pra isso que serve), ou acham que por ser povo somos todos palhaços, mas é um tô falando do sentido real da palavra.
Já conheci muito palhaço legal, mas tbm muitos que eram malas que estavam mais interessados em saber "que escola eu sigo", outros que queriam ficar pedindo dinheiro na rua inventando histórias nada a ver ao invés de apresentar seu trabalho (lamento, mas não vou fazer isso), outros que tem problemas pesados da cabeça e da alma (e quem não tem, né? Mas os alheios eu não consigo suportar - no sentido de dar suporte) então me afastei, outros se afastaram de mim, mas tudo sempre traz um aprendizado.
Hoje a Pepperina Chapolina estava se manifestando e "querendo sair", mas eu demorei um pouco pra ligar os pontos: primeiro com o desenho do circo (até comentei que ele estava se repetindo, né?), depois com cada flor amarela que via no meu caminho. E eu pensando "em que dia de dezembro é o dia do palhaço mesmo?".
Pq flor amarela? Pq são as minhas favoritas e eu sempre digo que, se eu decidisse as coisas do mundo, no meu mundo perfeito teria muitas flores amarelas.
Só fui ligar todos os fios soltos ao ver o post do meu querido Elvis Campello , um dos melhores (se não o melhor) palhaço que eu conheço.
Fora essa semana, que eu me peguei repetindo e tentando e explicar que "circo" não enfraquece ou empobrece a arte de ninguém, e de que eu só teria coragem de pleitear ser a atração da festa da firma no dia em que eu tivesse meu próprio circo.
Então hoje, na hora em que eu estava quase indo embora, fiz uma brincadeira e disse que era (que pretensão a minha!) o Meu dia, porque era o dia do palhaço, e eu sou palhaça (de novo: a minha experiência palhacística não está em jogo aqui. Digo e repito quantas vezes precisar:meu melhor papel é ser plateia, mas ao mesmo tempo eu sou artista, e bebo de várias fontes artisticas, goles irregulares, de umas mais e de outras menos).
Seguida as "brincadeiras de praxe", do combo "povo/política /trouxa/prejudicado", eu escutei um comentário/pergunta que está ecoando até agora na minha cabeça : "" " ""DEVE SER FÁCIL SER PALHACO, NÉ?" "" ""
não pude dar a resposta lá (e também nem valeria a discussão), mas a resposta certa é :NÃO, NÃO É FÁCIL!
Primeiro porque tem que estudar, e muito! Sim, existe curso de palhaço! De várias vertentes, que eu não vou ficar explicando aqui, além de estudar técnicas, vc tem que estar antenado no que está acontecendo no mundo, sabia?
Segundo porque fazer as pessoas rir não é nada fácil. Fora que sempre tem um besta que acha graça em deixar o artista sem graça só pra ver "se ele é bom mesmo"! Se vc faz seu pessoal da firma rir, não significa que vc é palhaço, e isso também não é garantia que sua piadas sempre funcionam. Só funcionam no seu mundinho. E digo mais! Tbm depende do seu cargo, porque quanto mais alto seu cargo, mais "engraçada" será sua piadinha!
Terceiro, não é nada fácil viver só de arte. Vc viveria? Eu não vivo. E não consigo me dedicar mais a isso pq eu sou bundona e covarde, pq escuto demais a opinião alheia e me convenci de que sou ruim, não sou boa o suficiente e que isso não dá pra mim. Eu preciso de salário fixo no final do mês. Mas admiro muito quem mete as caras e consegue ir atrás dos sonhos.
Poderia ficar falando mais um monte de motivos, mas pra que, né?

Nenhum comentário:

Postar um comentário